Pelo menos dez municípios da região relatam estragos à Defesa Civil em função do temporal

Pelo menos dez municípios da região relatam estragos à Defesa Civil em função do temporal

Foto: Rogério Passos (Divulgação)

Em Nova Palma, na Quarta Colônia, pelo menos 15 casas foram danificadas pelo granizo.

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul trouxeram estragos em pelo menos dez municípios da região. Nas cidades de Caçapava do Sul, Restinga Sêca, São João do Polêsine, Nova Palma, Faxinal do Soturno, Lavras do Sul, Cacequi, Ivorá, Dona Francisca e Santana da Boa Vista foram registradas ocorrências envolvendo destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores e postes. A queda de granizo, acompanhada de fortes ventos, registrada na noite de quarta (25) e na madrugada desta quinta-feira (26), foi a principal causa dos prejuízos.

​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Até o momento, em todo o Estado, a chuva deixou 260 pessoas fora de casa, segundo a Defesa Civil estadual, em dados divulgados na tarde desta quinta-feira (26). O levantamento dos estragos está sendo contabilizado pela Defesa Civil de cada município. Veja, abaixo, o que se sabe até então:


Nova Palma

O temporal que atingiu o município de Nova Palma na noite da última quarta trouxe estragos ao município. Pelo menos 15 casas localizadas na comunidade de Rincão dos Fréos, na zona rural, foram danificadas pelo granizo. Agentes do Corpo de Bombeiros Voluntários distribuíram lonas para os moradores atingidos. A Defesa Civil do município trabalha para contabilizar os danos. 


Restinga Sêca

No município, a chuva com granizo se iniciou por volta das 21h45min de quarta e danificou o telhado de pelo menos 15 casas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros instalaram lonas nas áreas afetadas. Segundo Alessandro Zimmer, chefe da Defesa Civil da cidade, as plantações de fumo foram as áreas mais prejudicadas pelo temporal. O órgão trabalha para contabilizar os danos.


São João do Polêsine 

Pelo menos 60 casas do município foram danificadas pelo granizo, segundo o prefeito Matione Sonego. Segundo ele, da noite de quarta até a 1h30min da madrugada de quinta, equipes da Defesa Civil cobriram os telhados quebrados com lonas. O órgão trabalha para contabilizar os danos.


Caçapava do Sul

Em Caçapava do Sul, pelo menos 20 casas foram danificadas pelo temporal registrado na quarta-feira. Com o alto volume de chuva registrado na madrugada de quinta (26), o aumento dos​ rios Camaquã e Santa Bárbara preocupa as autoridades. Saiba mais aqui.


Cacequi

Segundo Rute Lied, da Defesa Civil local, não foram registrados novos estragos provocados pela chuva. Na quarta, o granizo deixou pelo menos 30 casas destelhadas. 


Lavras do Sul 

Município registrou estragos causados pelo temporal desde quarta-feira. Não há mais detalhes sobre os danos. 


Faxinal do Soturno 

Município comunicou a Defesa Civil estadual sobre estragos causados pelo temporal na noite de quarta-feira. Há registro de prejuízos em função de queda de granizo na cidade.  


Queda de granizo registrada na quarta-eira, em Cacequi.Foto: Defesa Civil de Cacequi (Divulgação)


Acumulados observados de meia-noite até as 11h desta quinta na região

  • Tupanciretã 73mm
  • Cruz Alta 70mm
  • Nova Palma 68mm
  • Itaara 67mm
  • Faxinal do Soturno 54mm
  • São Martinho da Serra 53mm
  • Pinhal Grande 50mm
  • Santiago 41mm
  • Jaguari 37mm
  • São Francisco de Assis 37mm
  • Silveira Martins 36mm
  • Restinga Sêca 35mm
  • Agudo 34mm
  • São Vicente do Sul 34mm
  • Rosário do Sul 29mm
  • São Gabriel 27mm
  • São Sepé 24mm
  • Caçapava do Sul 23mm

Santa Maria

Apesar do grande volume de chuva nesta quinta, a Defesa Civil de Santa Maria informou que não foram registradas ocorrências. Eles seguem monitorando áreas de risco e informam que estarão à disposição para qualquer ajuda que seja necessária. A previsão é de que o dia siga com céu encoberto e instabilidades. Na sexta (27), a tendência é de tempo nebuloso, mas sem a possibilidade de temporal. Veja mais detalhes da previsão aqui.


Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Número de pessoas fora de casa diminui, mas novo aviso do Inmet alerta para tempestade até a sexta-feira no RS Anterior

Número de pessoas fora de casa diminui, mas novo aviso do Inmet alerta para tempestade até a sexta-feira no RS

Santa Maria registra chuva expressiva nesta quinta; acumulados dos últimos dias superam os 45 mm Próximo

Santa Maria registra chuva expressiva nesta quinta; acumulados dos últimos dias superam os 45 mm

Geral